Perguntas frequentes

Como posso ganhar patrimônio (C$)?

Seu patrimônio muda de acordo com a variação dos preços de cada jogador por rodada. A soma das valorizações e desvalorizações da sua equipe determinará seu novo patrimônio. Para determinar a variação, segue-se um algoritmo especial.

Como funciona a regra da valorização?

O valor em cartoletas dos jogadores sofre variação de preço para mais ou para menos, de acordo com seu desempenho em cada rodada. Mas seus pontos não são o único motivo para que ele valorize ou desvalorize: o algoritmo de variação utilizado pela equipe do Cartola FC é complexo e envolve vários fatores, incluindo (principalmente) o seu preço. Portanto, vale a regra: um jogador caro precisa fazer mais pontos para valorizar do que um jogador barato, que valorizará com uma quantidade apenas razoável de pontos. Mais detalhes do tal algoritmo não são revelados pela equipe do Cartola FC.

E se todos forem bem, não vai haver inflação?

Não. A soma dos preços de todos os jogadores será sempre a mesma durante todo o campeonato, e isso é separado por posição. Se um zagueiro valorizou, em algum lugar outro zagueiro desvalorizou, para justamente manter o equilíbrio de preços por posição.

O que são os símbolos ao lado de cada jogador?

Os símbolos determinam a situação dos jogadores para a rodada. Caso não haja símbolo algum, este jogador iniciará a partida no banco ou estará fora por nenhum motivo aparente. Os outros estarão determinados segundo esta tabela:



Que jogadores devo escalar?

Você começa com C$ 100 para comprar jogadores, que devem estar marcados como 'prováveis' (um sinal de certo verde, veja tabela acima) ao lado de seu nome. Cuidado: muitas vezes o sistema demora para atualizar as escalações, principalmente no início da semana, então sempre consulte o nosso site para usar nossas dicas para arrebentar na rodada.

Como funciona o assistente técnico?

O assistente técnico é uma ferramenta que substitui automaticamente os jogadores que não estão com o status provável do seu time. Você escolhe três times para serem a base dos "reservas" por cada posição. Se, na hora do fechamento do mercado, houver um jogador seu que não está como provável, o assistente o trocará (se você tiver ativado o assistente, claro, pois ele é um recurso opcional). Ele buscará jogadores da mesma posição, pelo preço do que será substituído, nos três times que você escolheu.

É melhor ligar ou desligar o assistente?

Ligue o assistente apenas se você não tem tempo para conferir as notícias ao longo da semana. Se você acompanha as novidades, não há por que ativar a ferramente. Lembre que a mudança ocorre uma única vez, duas horas depois do fechamento do mercado.

Por que meu assistente escalou um jogador que não jogou?

Lembre-se de que status provável não é certeza de condições de jogo, e que a equipe do Cartola FC volta e meia comete equívocos na determinação dos status. Seu assistente colocou um jogador que estava como provável e ele não jogou, assim como pode acontecer de um jogador não estar provável e jogar, por isso a vantagem para quem pode acompanhar as notícias nos sites esportivos ao longo da semana (e assim desativar o assistente) é grande.

E se o jogador se machucar após o fechamento do mercado?

Paciência. Depois do fechamento do mercado, os status não são mais alterados e seu assistente não pode fazer nada nesse caso. Ele apenas troca os jogadores não-prováveis por prováveis, quando o mercado fecha. Se ele é cortado depois, não é possível trocar.

Por que meu time não aparece quando digito na busca?

Times que contêm acento em seu nome não aparecerão na busca, você deve procurar pelo nome do seu cartola. Este é um tipo de bug que deve ser corrigido em breve pela equipe oficial do site.

1 | 2 >>